Vantagens do Marketing Digital

Vantagens do Marketing Digital

Que o mundo digital mudou a maneira de fazer negócios, isso é fato. Mas você deve estar cheio de dúvidas sobre as maneiras de como fazer, e suas vantagens, acertei ? No Marketing Digital existem muitas vantagens, tanto para empresas quanto para os consumidores, como por exemplo gerar economia para ambos, e permitir uma relação mais próxima entre o público e as marcas.

Interatividade

Umas das razões pelas quais o Marketing Digital faz tanto sucesso, e é cada vez mais explorado em relação aos métodos tradicionais é a capacidade de interatividade com o público, uma das ferramentas mais poderosas que temos, pois hoje o foco não está mais no produto em si,  e sim na experiência e satisfação do cliente.

As empresas aplicam suas ações de marketing, e do outro lado, os consumidores podem interagir, curtir, opinar e até indicar para outras pessoas, isso com apenas alguns cliques, resultado disso, é uma maior interação com as marcas, e um contato maior com as exigências do público. Por isso é necessário, cada vez mais, melhorar a maneira de falar com a sua audiência.

Análise e mensuração

No Marketing Tradicional, você não tem uma mensuração em tempo real de como as coisas vão indo, e pouco são as maneiras de medir a efetividade de uma campanha… Para exemplificar, vamos imaginar um método muito utilizado ainda por pequenos comércios, que são os carros de som, essa forma de Marketing Tradicional, onde um carro de som, tocando uma vinheta pré gravada, saí circulando pela cidade… Através desse método não temos como mensurar sua eficácia, por exemplo quantas pessoas ouviram, quantas pessoas gostaram do que ouviram, quantas pessoas comentaram sobre o que ouviram… E se você não tem como mensurar se um cliente foi convencido pela sua ação de marketing a comprar um produto ou serviço, então é difícil dizer se a sua estratégia é efetiva.

Hoje através do Marketing Digital, campanhas podem ser criadas em alguns cliques, com resultados em tempo real, mostrando inúmeras informações importantes sobre quando, quem, e onde estão visualizando sua campanha.
Através desses feedback’s em tempo real, podemos gerir melhor uma campanha, permitindo agir no momento certo.

Em Marketing Online, obtenção e análise de dados é uma etapa fundamental para a melhoria contínua da sua estratégia. Felizmente, hoje, absolutamente tudo deve ter o seu retorno comprovado. Métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) podem (e devem!) ser analisadas em tempo real. Assim, as empresas podem identificar falhas rapidamente, colocando melhorias em prática. Isso era impensável há bem pouco tempo.

Mais oportunidades para as empresas

Através de Marketing online as distancias foram estreitadas, permitindo até mesmo aquele pequeno comércio, que antes só vendia em seu bairro e era pouco visto, a vender mundo a fora. Afinal, hoje, mesmo as pequenas marcas podem fazer boas campanhas e atrair consumidores do outro lado da cidade, do país e do mundo.
Com isso, os consumidores também ganham, eles têm mais oportunidades de conhecer empresas com as quais se identificam. O mesmo vale para as empresas que podem criar um bom posicionamento online, aumentando as suas oportunidades de venda por diversos canais!

Direcionamento

Muitas pessoas podem pensar “nossa, vou conseguir falar com o máximo de pessoas possível”, e sim, isso é ótimo! Mas um dos grandes diferenciais do Marketing Digital é que as empresas conseguem agora fazer ações especificamente para seu público alvo, atraindo e conquistando as pessoas certas! Ou seja, aquelas que realmente têm o perfil ideal para consumir da sua empresa.  Isso é um grande benefício porque, além de economizar dinheiro — afinal você deixa de gastar muito dinheiro com pessoas que não têm interesse em seus produtos e serviços através da segmentação —, você passa a conhecer melhor o seu público, se tornando cada vez mais especialista em conquistá-lo.